Acev - Social

Notícias - Acev Igreja

31/10/2017 | Autor: Pr John Philip Medcraft

500 anos da Reforma Protestante

A Reforma aconteceu como reação quanto à igreja cada vez mais corrompida, herética, supersticiosa e longe da palavra de Deus.

Hoje celebramos os 500 anos da Reforma Protestante pela graça de Deus. Celebramos conscientes de que no protestantismo hoje há muita coisa que precisa ser reformada, mas ao mesmo tempo celebramos sabendo, com toda certeza, que muito melhor estamos com a Reforma de que se ela não tivesse acontecido.

Pois na idade média a igreja se encontrava, com poucas exceções, num estado de corrupção, ignorância, heresia, exploração financeira e imoralidade sexual no meio do clero, ao ponto de que o povo já achar isso normal. A venda do perdão através de indulgências era na época da reforma o maior escândalo imaginável. O clero vendendo perdão divino! Que aberração da ‘teologia da prosperidade eterna’ da época!

Mas no meio desta escuridão espiritual havia pessoas inquietas e insatisfeitas com essa realidade. Haviam pessoas sentindo que tinham que existir um caminho melhor e que estavam desconfortáveis diante de Deus, dos erros, e da riqueza da igreja. Deus usou como precursores da Reforma irmãos nossos como Wyclif e Huss – e na época da reforma propriamente dito Lutero era a figura central, além dos irmãos como Calvino, Melancthon e Zwingli, que eram também muito importantes, assim como outros. 

Numa breve fala como esta não dá para entrar em maiores detalhes sobre a Reforma Protestante, mas isto está sendo feito nos estudos das quintas-feiras (referência aos estudos sobre a Reforma Protestante que estão acontecendo na ACEV Patos, PB). Entretanto, em resumo, a Reforma aconteceu como reação quanto à igreja cada vez mais corrompida, herética, supersticiosa e longe da palavra de Deus desde, uns dizem, o oitavo século, haviam pessoas piedosas que buscavam soluções e levantavam um clamor por mudança, reforma e retorno aos padrões da igreja primitiva e da Bíblia Sagrada.

Por isso enfatizo, ao contrário de que é dito neste nordeste que é bastião de uma religiosidade distante da Bíblia, que a Reforma não trouxe nenhuma novidade há 500 anos atrás, e sim restaurou as verdades Bíblicas autênticas e originais. A Reforma é a restauração e não a invenção. A Reforma é o reestabelecimento do senhorio de Cristo!

E como líder desta reforma, Deus usou um frade alemão chamado Martinho Lutero – que viveu entre 1483 e 1546 – Doutor em Teologia e professor de estudos Bíblicos em Wittenberg, na Alemanha – que buscava paz com Deus. Lutero reconhecia que era pecador, e lutava com isso, mas não sabia achar o caminho da salvação. Ele foi para Roma, capital da Itália, e isto só piorou a situação para ele, ao perceber que lá era um mar de iniquidade onde nem o clero levava a sério o que eles faziam e sim viviam abertamente no pecado. Lutero chegou a citar o ditado italiano que diz que “se o inferno existe, então Roma foi construída em cima dele”

Mas ao voltar para a sua terra natal, um dia a luz do evangelho finalmente raiou no seu coração quando ele lia Romanos 1:17. Finalmente o Espirito Santo abriu os olhos deste frade e doutor de teologia para o fato de que não era através do seu próprio esforço e obras que ele podia ser salvo e sim que isso só era possível pela fé! Assim lemos em Romanos 1:16-17

16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

O justo viverá pela fé! Lutero finalmente entendeu. A luz raiou no seu coração e transformou a sua vida. SOMENTE A FÉ é o caminho para Deus! Não são os sacramentos da igreja ou os dogmas e indulgências da igreja que salvam e sim A FÉ NA PESSOA DE CRISTO! SOMENTE FÉ! SOMENTE CRISTO!

A partir deste encontro espiritual profundo com Cristo tudo se transformou na vida de Lutero e ele disse: “Toda a Escritura teve um novo significado, e se antes a justiça me enchia de ódio, agora ela se tornou para mim inexprimivelmente doce em um amor maior. Essa passagem de Paulo se tornou para mim um portão para o céu”!

Lutero então é transformado pela luz da bíblia e toda a bíblia muda para ele com um NOVO SIGNIFICADO a partir desta conversão. E aí Lutero começa a reler a bíblia e perceber a sua suprema e imensa importância! SÓ FÉ! SÓ CRISTO! SÓ BÍBLIA!

Diz então Lutero:
“A Bíblia é viva, ela fala a mim! Ela tem pés e corre atrás de mim! Ela tem mãos e me pega! A Bíblia é a palavra de Deus porque nela chega Jesus Cristo até nós. Quem lê a Bíblia e não encontra nela Jesus Cristo não tem lido a palavra de Deus”!... “A Bíblia é a única autoridade da igreja”!

E com esta afirmação tão bela e tão simples Lutero é chamado diante do Imperador para retratar – mas Lutero transformado pela luz do evangelho não abre e diz: “Aqui me posiciono: Não posso agir de outro modo!”

SÓ BÍBLIA! SÓ FÉ! SÓ CRISTO! E por isso Lutero é condenado como um fora da lei por desafiar a igreja pela palavra e acaba sendo excomungado e aumentam cada vez mais as perseguições pela igreja contra a parte da igreja que agora é SÓ BIBLIA, SÓ FÉ, SÓ CRISTO! E só foi no ano passado que o Papa atual finalmente pediu perdão por isso, com quase 500 anos de atraso, mas pediu.

E aí Lutero, agora com seus olhos abertos para a Palavra de Deus viu a necessidade de o povão ter acesso à Bíblia e traduziu o Novo Testamento para o alemão e produziu 5 mil cópias em 3 meses. Em 10 anos houve 58 edições - e produziram 100 mil exemplares em 40 anos. A Bíblia toda foi traduzida para o alemão até 1534. Pois é irmãos, dê a Bíblia ao povo e eles têm a possibilidade de ler por si e saber se é que a instituição dominante está falando certo ou errado.

Assim irmãos a bíblia ia chegando às mãos e aos corações do povo que foram percebendo que só Jesus Cristo salva e que a salvação é somente pela fé e graça do Senhor e nada que a gente faz pode comprar a nossa salvação, que indulgências vendidas não valiam nada. Só Deus perdoa o pecado do homem! Portanto devemos viver somente para a glória de Deus em gratidão pela salvação gratuita de Deus, pela fé em Cristo Jesus. 

Portanto meus irmãos – juntos neste culto histórico de 500 anos (domingo, em 29 de outubro de 2017) da reforma nós reafirmamos a nossa fé Bíblica, evangélica e reformada: 

SÓ BÍBLIA: a palavra de Deus é a única regra de fé e conduta Cristã. A Bíblia é a cima de tudo e todos!

SÓ CRISTO: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”. (1 Timóteo 1:5) Só Jesus Cristo pagou o preço pelos nossos pecados na cruz do Calvário! Só Jesus Cristo salva!

SÓ GRAÇA: conforme lemos em Efésios 2:1-10

1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela GRAÇA vocês são salvos.
6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus,
7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua GRAÇA, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
8 Pois vocês são salvos pela GRAÇA, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
9 não por obras, para que ninguém se glorie.
10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

SÓ FÉ: Como acabamos de ler, a salvação é pela fé em Cristo Jesus e somente pela fé nele. Jesus pagou a nossa dívida e através de fé nele somos salvos.

SÓ GLÓRIA A ELE: Só o Senhor é Deus e somente a Ele devemos dar toda honra e glória! Ficamos longe da idolatria de qualquer forma e com qualquer nome. A Deus toda glória pelas bênçãos sem fim!

Mas baseados neste firme firmamento da fé Cristã Bíblica e evangélica precisamos finalmente lembrar que também a igreja reformada está sempre se reformando. Sempre estamos em reforma de forma individualmente e coletivamente. Deus quer nos transformar de glória em glória. Precisamos ter a humildade de reconhecer as nossas falhas e pecados nesta noite e pedir que o Senhor nos transforme cada vez mais.

Louvemos a Deus pelos 500 anos da Reforma e pela sua graça e misericórdia nela revelada. Que nós possamos continuar sendo reformados e que a gente possa ser baluartes da fé reformada, Bíblica e verdadeiramente Cristã!

Amém.

*Mensagem pregada no culto do dia 29 de outubro de 2017, na ACEV Patos (PB), em celebração aos 500 anos da Reforma Protestante



Parceiros

  • Missão Juvep
  • Paralelo 10 | Ultimato
  • Rede Miquéias Brasil
  • Compassion
  • Tearfund
  • Cruz Azul do Brasil
  • FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana
  • EAB
  • Borda Comunicação
  • Seminário Teológico Evangélico Bétel Brasileiro
  • Igreja Comunidade Atos (Londrina PR)
  • Renas
  • Aliança Evangélica

Assine Nosso Boletim Informativo

Redes Sociais

Flickr Blogger Youtube Twitter Facebook

© Copyright Acev - 2013 | Todos os Direitos Reservados

Borda Comunicação