AJUDE A LEVAR ÁGUA PARA FAMÍLIAS DO SERTÃO NORDESTINO
AJUDE A LEVAR ÁGUA PARA FAMÍLIAS DO SERTÃO NORDESTINO
Pessoas Beneficiadas em 30 anos
Famílias Alcançadas em 30 anos
Poços Perfurados
Comunidades Alcançadas
Anos de Projeto
Brasil tem 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável
FONTE: INSTITUTO TRATA BRASIL
O Projeto perfura e equipa poços para atender as comunidades em situação de vulnerabilidade no semiárido nordestino, onde há difícil acesso a água, desenvolvendo ações que contribuam para a sustentabilidade de famílias e agricultores que sofrem com os problemas de estiagem comum à região.
As etapas do projeto consistem na mobilização comunitária (participação conjunta com associações, igrejas, escolas e líderes comunitários), mapeamento, diagnóstico, perfuração, montagem e sensibilização quanto às práticas sócio-ambientais.
A seleção de comunidades e mapeamento para desenvolver um poço é realizado através de diagnóstico participativo com líderes e membros de igreja locais, associação comunitária e seus líderes. Esse processo pode levar entre 2 e 3 meses.
Antes da Perfuração do poço acontecem visitas às comunidades, visitas domiciliares, encontros, oficinas e rodas de conversa para desenvolver as atividades do Projeto (meio ambiente, critérios para sustentabilidade do projeto, monitoramento, avaliação). Esse processo pode levar entre 2 e 4 meses.
A definição de um local mais adequado para o poço é realizada por um locador, um pessoal com experiência nessa função, nativo da região ou sob orientação de um profissional técnico especializado.
A Perfuração do Poço Tubular Profundo geralmente é feito em rocha cristalino, que é o perfil geológico da região do semiárido nordestino. Uma empresa especializada em perfurações com equipamentos adequados para a perfuração do solo rochoso é contratada. Geralmente as perfurações são de 50 metros de profundidade, podendo ser mais profundo, de acordo com o orçamento do projeto.
É contratada uma empresa especializada para medir a capacidade dos poços, isto é, a quantidade de litros d’água por hora, a empresa emite uma ficha técnica com análise da qualidade da água e orienta também a próxima etapa do projeto que é a montagem.
Montagem dos equipamentos – Um técnico da ACEV Social coordena esse processo para a compra, construção e instalação dos equipamentos. É realizado a montagem de bomba elétrica, sistema hidráulico e elétrico. E realizado a construção de uma base para a caixa d’água de 5 mil litros, chafariz para distribuição da água para a população, bebedouro para os animais.
É realizado pela equipe da ACEV Social, líderes locais e membros da comunidade.
É realizado através da igreja local, com a participação da comunidade e equipe da ACEV Social um culto de ação de graças pela conclusão do Projeto.
A ACEV e ACEV Social está presente em mais de 84 comunidades, através de igrejas e projetos sociais desenvolvidos em diferentes frentes de atuação social e humanitária.
A ONG ACEV Social foi fundada em 2006 para atuar como braço da igreja no desenvolvimento humano integral e scioambiental através das igrejas locais, em parceria com as comunidades por meio de programas e projetos para a sustentabilidade, defesa de direitos e inclusão social de comunidades sertanejas, quilombolas, indígenas, ciganas e até mesmo urbanas.
©Copyright Ação evangélica/ACEV Social – 2022 | Todos os direitos reservados
Ação Evangélica – ACEV
CNPJ 08.881.054/0001 – 15
Rua do Prado, Centro, Nº 409, Patos – PB, CEP 58700-010
Ação Evangélica Social – ACEV SOCIAL
CNPJ 08.402.894/0001 – 58
Rua do Prado, Centro, Nº 409, Patos – PB, CEP 58700-010