Base Bíblica: 1 Co 12; Rm 12:4 - 8; Ef 4:11 - 16; 1 Pe 4:10

A Rede Ministerial proporciona a Igreja local um retorno  a visão bíblica do Corpo de Cristo. Onde cada membro tem a sua função ou  cooperação singular (1 Co 12)  a realizar no corpo, segundo a capacitação divina que cada um recebeu (1 Co 12, Rm 12). Para isto cada membro deve ser aperfeiçoado para a realização do seu ministério (Ef 4:11)  a fim de promover a maturidade e o crescimento de todo o corpo. Com base na visão bíblica, de (Ef 4:11), a Rede Ministerial oferece ferramentas à liderança da igreja local, que lhes auxiliará a colocar tal visão em prática.

O fim último da Rede Ministerial é fazer com que cada crente se torne um servo de Deus que faz a diferença em um ministério significativo, e que, dando sua contribuição singular no corpo, se tornará um servo frutífero e realizado, por glorificar a Deus e edificar sua Igreja num serviço por amor.  A Rede Ministerial, no que diz respeito ao serviço na Igreja, ajuda a colocar as pessoas certas, nos lugares certos pelas razões certas.

A Rede Ministerial é um processo contínuo, ou seja, algo que será permanente na igreja, de forma que cada novo membro que chega no corpo passará por este processo sendo preparado para servir a Deus em um ministério de sua igreja por amor. Este processo se dá em 3 passos básicos:

1 – Descoberta: Onde, através de um estudo sério feito em um seminário, cada membro vai descobrir o seu perfil de servo dado por Deus. Neste passo cada membro descobrirá a sua Paixão, o(s) seu(s) don(s) espirituais e o seu estilo pessoal, dados por Deus, para que sirvam a Deus em um ministério da igreja local segundo este perfil.

2 – Consultoria: Que será realizada após o seminário, onde cada membro vai receber um auxílio individual, através de uma consultoria, que o ajudará a confirmar o seu perfil de servo e identificar três possíveis ministérios que ele deverá servir na igreja local.

3 – Serviço: Neste ponto, passando pelos dois passos anteriores o membro está consciente de qual o seu lugar no corpo e aí deve iniciar naquilo que é o fim último da Rede Ministerial: servir a Deus com amor, para Glorificar o seu Nome e Edificar a Igreja de Cristo.